Estudar longe de casa - A minha experiência

11:04

Hello!!
Não vou começar este post a pedir desculpa pela minha ausência (como faço sempre) porque já devem estar habituados.
Já que as aulas estão quase a começar, decidi falar-vos um bocadinho de como é a vida de quem escolhe estudar longe de casa.
Já pensei em fazer este post algumas vezes mas acho que agora é a altura certa para escrever sobre este tema.
Vou começar agora o meu 3º (e último) ano de faculdade. "Finalista" é uma palavra que ainda me fica entalada na garganta, não gosto de a ouvir e muito menos de a proferir. A verdade é que ainda ontem estava eu deitada no meu sofá quando recebi os resultados das colocações, pisquei os olhos, e de repente estou no meu último ano.
Quando escolhi ir estudar para Vila Real, foi uma decisão repentina mas fixa. Sempre fui uma pessoa de ideias bastante fixas. Disse que ia e fui. Sinceramente, acreditei que ir para "longe" ia ser ótimo para mim, para me refugiar, para sentir que podia começar de novo em algum lado.
O primeiro semestre do meu ano de caloira não foi assim tão complicado, conheci lá três dos meus melhores amigos e que são os melhores colegas de casa do mundo. E tinha a praxe, que também me ajudou imenso no processo de conhecer gente nova. Não é dificil fazer amigos longe de casa, pelo contrário, é muito mais fácil. Se para mim foi fácil, que tenho uma personalidade demoniaca *risos*, para vocês será ainda mais.
Quando estás numa cidade onde a maioria dos estudantes está a viver longe da família e amigos, longe de tudo aquilo que lhes é familiar, torna-se mais fácil conectares-te com outras pessoas. Consegues facilmente criar laços fortes de amizade porque vocês só se têm uns aos outros, e isso vale muito.
 Estar longe dos pais e dos amigos foi a parte mais complicada, admito, mas todos os fins de semana podia vir a casa e matar as saudades, por isso rapidamente me habituei a estar longe deles por uns dias. E não estou aqui para mentir, viver sozinha sem pais também acaba por ter os seus benefícios, não é? Acordam à hora que quiserem, não têm ninguem para vos dar na cabeça, ninguem vos obriga a fazer a cama ou a manter o quarto arrumado 24/7 e podem perfeitamente chegar inébrios a casa (estou a brincar mãe, juro) *risos*.
Mas também não têm uma mãe para vos fazer o jantar e o almoço, não têm ninguem para vos limpar a casa e para vos encontrar aquele anel que vocês não se lembra onde guardaram. Têm de ser responsaveis, tratar das contas, gerir o vosso dinheiro e a vossa casa. E isso é uma mais valia, acreditem.
Aprendi imenso ao longo destes dois anos, disso tenho a certeza.
Admito que demorei a adaptar-me a Vila Real, era tudo tão diferente do Porto, sentia falta das pessoas, da Praia, da agitação (...) Mas agora vejo Vila Real como a minha segunda casa, como o meu refugio. E o que vivi lá durante estes dois anos foi incrivel, foi sem duvida a melhor experiência da minha vida e sei que nunca me vou arrepender desta escolha.
Acredito que nem toda a gente veja as coisas desta forma, talvez existam pessoas que nunca se consigam habituar à vida longe de casa mas digo-vos, nunca me vou esquecer de tudo o que Vila Real me deu e ainda tem para dar.
E se estiverem a considerar estudar longe de casa, só vos aconselho a seguirem os vossos sonhos e, acima de tudo, seguir o vosso instinto. Tenho quase a certeza que não se vão arrepender.

Eu sei que não me arrependi.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images