Ser Saudável na Universidade (?)

09:41

Helloooo,
Estou de volta!
Perdoe-me esta ausência prolongada mas precisei de tempo para outras coisas e, infelizmente, tive de deixar o blogue de lado.
Mas hoje voltei, e trago-vos um post que pode ser útil para quem anda na universidade e, principalmente, para quem estuda longe de casa.
Eu sou da Maia mas estudo em Vila Real e posso-me orgulhar de dizer que, durante os três meses de férias em que estive em casa, me portei super bem no que diz respeito à alimentação. Mudei a minha alimentação drasticamente, chamemos-lhe uma "reeducação alimentar", e comecei a sentir-me muito melhor a todos os níveis.
Agora que voltei para a Universidade não podia voltar à alimentação que tinha anteriormente, nem o conseguia fazer, mas toda a gente sabe que no meio de jantares, festas, noitadas e falta de tempo é difícil ser 100% saudável. O segredo foi arranjar um meio termo, foi encontrar o equilíbrio.
O facto de ter de cozinhar todos os dias para mim não foi um obstáculo porque em casa também cozinho sempre para mim própria mas quando se vive com mais gente a coisa torna-se mais complicada. No entanto, arranjei solução para manter a minha alimentação minimamente saudável e vou dar algumas dicas que podem utilizar:

  1. Optar por carnes brancas: Bifes de Frango e de Perú são o que mais gosto;
  2. Substituir a massa e o arroz normais por massa e arroz integral;
  3. Diminuir as quantidades, por exemplo: 3 colheres de sopa de massa ou arroz;
  4. Sempre que possível, comer sopa antes das refeições;
  5. Levar sempre snacks e lanches saudáveis para a universidade - Eu levo Bolachas de Arroz e iogurtes Magros ou fruta. Assim evitam ir às máquinas ou ao Bar com tanta frequência;
  6. Tomar SEMPRE o pequeno almoço;
  7. Evitar usar gordura na comida - É muito raro usar azeite. A minha comida é quase sempre grelhada ou feita no forno, sem qualquer adição de gordura;
  8. Beber muita água e não ceder aos refrigerantes;
  9. Substituir os ovos estrelados por ovos escalfados;
  10. Substituir o Sal por especiarias;
  11. Comer vegetais e fruta;
  12. Não consumir carne de porco - A carne de porco não traz nada de bom para a vossa saúde e para o vosso corpo e, se conseguirem fazê-lo, a melhor opção é mesmo retirar da vossa alimentação.
  13. Substituir o fiambre de porco por fiambre de frango ou perú. E se são, tal como eu, viciados em queijo é importante optar por queijinhos vaca que ri light ou babybell light.
  14. Substituir o pão branco por pão integral ou de centeio.
  15. Sempre que possível, façam algum exercício em casa ou vão dar uma corrida;
Estas são apenas algumas das dicas que podem utilizar no dia a dia. Claro que, de vez em quando, podem fazer uma ou outra asneira, mas o importante é compensarem com refeições saudáveis e equilibradas durante o resto do tempo. Evitem alimentos processados e lembrem-se de ler bem os rótulos dos alimentos que compram, o facto de ser "fitness" ou dizer "linha" não significada NADA. Muitos desses alimentos estão carregados de açúcar e outras coisas que de "fit" não têm nada, como é o caso dos cereais, bolachas e barrinhas de cereais. E lembrem-se: Os ingredientes vêm sempre por ordem decrescente nos rótulos dos alimentos, ou seja, os ingredientes que vêm em 1º lugar são os mais usados.
Espero que estas dicas tenham sido úteis.
Beijinhos


You Might Also Like

4 comentários

  1. Gostei muito das dicas e acho que são fundamentais, independentemente de andarmos na universidade o não c:

    xo, mrsokapi.blogspot.com ♥

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, e sigo muitas delas! Adaptar um estilo de vida saudável é mesmo super importante!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  3. Estou a tentar obter uma alimentação saudável mas sem dúvida que na universidade as coisas não parecem tão fáceis, mas com esforço, vamos tentar! :p

    Beijocas,

    ResponderEliminar

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images