Substituições alimentares

06:03



Como vos falei anteriormente, mudei radicalmente a minha alimentação e por vezes temos a ideia de que vamos deixar de poder comer um monte de coisas que adoramos e sim, temos de abdicar de alguns alimentos que só nos fazem mal, mas não temos de abdicar de tudo. Para isso existem as substituições alimentares, que consistem em substituir algum alimento muito calórico ou até prejudicial à saúde por outro idêntico mas muito melhor a nível nutricional.
Hoje trouxe-vos algumas sugestões:


Pão (Branco)
Aí o pão... como eu adoro pão, ninguém imagina!
Mas o pão branco é tudo menos bom para a nossa saúde, e engorda bastante. É feito a partir da farinha de trigo refinada e tem baixo teor de fibra. Apresenta um indice glicémico alto.
Assim sendo, quando me apetece comer pão opto por uma opção muito mais nutritiva: Pão de aveia no microondas! É super fácil e rápido, além de ser benéfico para a nossa saúde. (Caso queiram posso deixar aqui a receita)
Caso não gostem desta opção, podem sempre substituir o pão branco por pão de centeio ou outros.

Batatas fritas
As batatas fritas são a predição de quase toda a gente, como resistir???
Bem, em primeiro lugar eu substitui a batata normal pela batata doce, e acreditem: É DELICIOSA.
Para fazerem uma espécie de batatas fritas, podem optar pelas chips de batata doce no forno (ou até no microondas). Acreditem que vale a pena experimentar, eu fiquei super fã destas batatas e nem tenho sentido a falta das batatas fritas.

Gelado
No verão sabe tão bem comer um geladinho. Mas a grande maioria dos gelados leva quantidades de açúcar absurdas e são muito maus para a nossa saúde. Então decidi optar por fazer gelado caseiro, e é muito fácil: triturar fruta e iogurte natural (sem açucar), meter no congelador, e têm o vosso gelado que podem comer sem problemas.

Ovo estrelado
Este é tão fácil de substituir: Ovo escalfado! É ótimo, podem aproveitar aquele molhinho da gema na mesma, e não leva gordura nenhuma, só água. Acreditem, quase nem vão sentir a diferença, mas o vosso corpo vai agradecer, e muito!

Ice tea
Esta é basica! Façam chá em casa (o de frutos vermelhos é delicioso, por ex.) e metam no frigorífico durante umas horas. Simples e rápido.

Esparguete
Adoro todo o tipo de massa! E podemos continuar a comer a nossa massinha (nas proporções certas, claro!), mas é importante optar pela massa integral, que é igualmente saborosa.

Açucar
Não utilizar açucar para mim não é grande obstáculo, nem sou grande fã de açucar, admito. Mas podem substituí-lo por Mel ou Canela. Por exemplo, eu adoro beber o meu café com canela ao invés do açúcar refinado.

Bem, e estas foram algumas das sugestões para tornarem a vossa alimentação mais saudável e benéfica para a vossa saúde. O vosso corpo vai agradecer, e vocês também, acreditem!
Caso queiram algumas receitas, ou mais sugestões é só pedirem.
Beijinhos <3




You Might Also Like

7 comentários

  1. Não consigo resistir a ice tea, gelados e batatas-fritas ahah
    Beijinhos
    www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. O mais complicado para mim de retirar da minha alimentação é mesmo o pão branco, gosto tantooo!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog | GIVEAWAY A DECORRER ❤ |

    ResponderEliminar
  3. Para mim não posso deixar de comer batata frita nem que seja uma vez no mês, odeio batata doce, não gosto mesmo nada, de resto até nem são coisas que me façam dizer que não quero tentar :D
    Bom post!
    Beijinhos*
    http://catarinaspublicdiary.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Mantendo sempre uma alimentação saudável :) assim sim!
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado querida Bruna *.*

    Sou muito como tu e sigo algumas destas dicas. Opto sempre por substituir alimentos mais saturados por algo mais natural. Adoro, por exemplo, batata doce!
    Algumas destas dicas não conhecia mas já as levo comigo :D

    NEW TIPS POST | Essentials In a Beach Day.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito deste tipo de posts, dá sempre para trocarmos algumas ideias.
    Eu pessoalmente já faço algumas dessas substituições, nomeadamente o pão, ovo e a massa :)

    Aproveito para convidar-te a assistir ao meu mais recente vídeo (apenas uma aspirante no youtube): https://www.youtube.com/watch?v=SgsDHkocwEc - Vlog Praia das rocas. Desde já obrigada e até à próxima :)

    ResponderEliminar
  7. Também recorro à gelatina sem açúcar quando estou com aquela sensação de me apetecer um docinho :P

    P.S. Alterei o URL do blogue. Agora é http://omundoencantadodatulipanegra.blogspot.pt/ Para voltares a seguir basta adicionares o link à tua lista de leitura =)

    ResponderEliminar

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images